HOJE VENHO ALERTAR SOBRE SUA ALIMENTAÇÃO


Como perceberam,eu estive ausente mais uma vez, minha vida apesar de vaga de compromissos tem sido corrida. Vou direto ao ponto, que é o que vim falar hoje...
Sabe aquela frase que diz, "você é o que você come"? Eu não dava a mínima importância, até brincava como todo mundo "se eu sou o que eu como então eu devo ser muito boa",mas infelizmente, tudo o que você come reflete em você em todos os sentidos.
A sua alimentação,mesmo que você seja uma pessoa corrida, ela interfere diretamente na sua saúde,na sua longevidade, na sua disposição e não pode ser vista somente como aquela hora do dia em que você precisa matar a sua fome. O seu corpo é como se fosse sua casa, e pra entrar na sua casa, você deixa qualquer um entrar e fazer o que quiser? Destruir suas coisas? Aquilo que você tanto almejou ter? Assim é com o nosso corpo, não se pode deixar "qualquer um" entrar.
Aí vocês se perguntam, "mas porque você está falando isso?" Bem, há mais ou menos dois meses eu desenvolvi uma certa intolerância ao glúten ou apenas ao trigo,ainda não se sabe,muito menos se sabe se é apenas uma alergia,uma sensibilidade ou se de fato eu sou celíaca. (Alguns médicos com quem conversei disseram que não existe alergia ao glúten, o que discorda totalmente da pesquisa do Dr. Alessio Fasano da Universidade de Maryland,nos EUA. Nada contra os médicos formados aqui,a maioria deles são extremamente capacitados a saber disso,fui eu que ainda não tinha tido sorte.)
Sempre tive problemas com rinite alérgica,porém neste último ano estava impossível passar um só dia sem tomar anti-histamínicos.


Entre os sintomas,estão:
- Anemia (por causar uma inflamação no intestino, o seu organismo não consegue absorver os nutrientes necessários, no caso o ferro)
- Dificuldade para perder peso (ou ás vezes perda de peso, depende do seu sistema imunológico)
- Problemas de pele e em mucosas (desde alergias mais comuns como urticária, á aftas e rachaduras na boca)
- Problemas digestivos (gases,estufamento abdominal,dor de estômago,naúseas, diarréia e/ou constipação "síndrome do intestino irritável")
- Cansaço,fadiga,dores no corpo e cabeça,confusão mental principalmente após fazer uma refeição que tenha glúten. (O seu organismo vai tentar digerir o glúten, e vai se esforçar mais do que deveria causando um cansaço para que você faça um repouso para ele trabalhar)
-Desequilíbrio hormonal (TPM, cólicas muito forte,endometriose)
- Diagnóstico de fibromialgia ou fadiga crônica (Dores nas juntas,formigamentos e dormência em braços e pernas)
-Oscilações de humor,depressão,falta de atenção,ansiedade,irritabilidade
- Diagnóstico de doenças autoimune (Diabetes tipo 1,vitiligo,psoríase,artrite reumatóide,tireóide de Hashimoto,lúpus,doença do Chron,esclerose múltipla...)

O QUE É O GLÚTEN? 
É uma proteína vegetal.
  O QUE CONTÉM GLÚTEN?
Trigo,cevada,semolina,centeio e malte. (E seus derivados)
SUBSTITUIR POR:
Farinha de arroz,de amendoim,de soja,quinoa,farinha de chia,polvilho doce e azedo,entre várias outras opções.

COMO SABER SE TENHO ALGUMA INTOLERÂNCIA?
Difícil,mas o auto-exame mais recomendado é eliminar o glúten de sua alimentação por 3 semanas, então nada de pães,bolos,pizzas,lanches e alguns embutidos. Se você sente pelo menos 5 sintomas dos citados,vale a pena fazer o teste,mesmo porque o glúten faz mal até para quem não tem nenhum problema com ele. Se você se sentir melhor após essa dieta,então é recomendado que você continue pois você tem grande chance de realmente ter problemas com a tal proteína. Há receitas de como fazer substituições e se você se acostumar, o que não demora muito porque você se sente tão melhor que não quer voltar comer essas coisas nunca mais,tudo se torna natural.

PS: Se o seu desejo depois dessa matéria é sair correndo de tudo isso e você nunca se sentiu mal ao comer massas, minha dica é que você vá diminuindo a ingestão aos poucos para que você dê algum tempo para o seu organismo ir se acostumando com o novo estilo de vida. 

(Essa é uma pesquisa de minha autoria com base em pesquisas médicas e observações sobre o meu caso)

Comentários

Mensagens populares